O governo federal lançou em julho desse ano o REUNI – Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, e com isso pretende melhorar a qualidade de ensino superior em todo o país, aumentando o número de vagas de ingresso, especialmente para cursos noturnos, reduzir a taxa de evasão e ocupar vagas ociosas.
Portanto, esse não é um projeto novo desenvolvido por nenhum parlamentar e nem poderá servir de bandeira nas próximas eleições. Cabe às universidades o poder de se reestruturar e mesmo de se expandir, de acordo com as metas que o governo lançou para serem cumpridas.
A reestruturação e mesmo a expansão vai acontecer naturalmente desde que a UFERSA, por exemplo, desenvolva um projeto e o encaminhe ao Ministério da Educação até o final de agosto e inclua Apodi nesse pleito. A idéia da visita do prefeito de Apodi a Brasília é justamente para obter conhecimento do que será exigido da cidade, para que ela possa fazer parte dessa expansão.
Depois de encaminhado o processo até o final de agosto, o Ministério da Educação tem até o final de Fevereiro para aprovar ou não, e caso o projeto seja aprovado, ainda em 2008 será iniciado a execução.
O governo federal já destinou no orçamento recursos que viabilizarão o REUNI, a tabela abaixo mostra esses valores:
Portanto, as obras de construção da UFERSA em Apodi poderá ser iniciada ainda em 2008, mas a disposição dos cursos e o número de vagas só serão conhecidos após a aprovação do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário