Nesta nova rodada, serão atendidos moradores de comunidades rurais e assentamentos da reforma agrária nos municípios de Felipe Guerra, Apodi, Severiano Melo, Olho D'água do Borges e Umarizal. Os locais onde ficarão os mutirões em cada município serão definidos ao longo da semana junto às prefeituras. Com a realização deste ciclo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) completará 19 mutirões somente este ano. A previsão é que sejam organizados, até dezembro, mais cinco eventos, totalizando 24 mutirões.
Durante as atividades, são emitidos gratuitamente certidão de nascimento, Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. Com esses documentos, é possível ter acesso às políticas públicas do governo, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o Bolsa-família. A ação dá prioridade ao atendimento das mulheres, mas homens e crianças também podem participar dos trabalhos.
Balanço - Os mutirões de documentação estão sendo implementados em todo o País como parte das atividades do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (PPIGRE) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Apenas no primeiro semestre deste ano, 104.242 documentos foram emitidos gratuitamente, beneficiando 40.188 mulheres e 32.442 homens. De 1º de janeiro a 30 de junho de 2008, em todo o País, foram realizados 194 mutirões, em 204 municípios e 24 projetos de assentamento.
Fonte: Gazeta do Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário