O ApodiBaixo doPano esteve na manhã de ontem (23/01/09) na Câmara Municipal de Apodi para participar da reunião provocada pelos estudantes universitários na tentativa de solucionar o problema do transporte escolar universitário, material que será divulgado logo em seguida.
No entanto, aproveitamos o momento para saber dos vereadores como andam os trabalhos iniciais da câmara, e se já existe algum trabalho em pauta, visto que a população apodiense já começa a cobrar a fiscalização do legislativo junto ao executivo municipal.
"Esclarecemos a população apodiense que em virtude da câmara municipal estar em recesso, nós vereadores pouco podemos fazer no tocante a fiscalização e aplicação das leis, face as ações do executivo municipal até o momento. Nossos trabalhos começarão no dia 16 de fevereiro, e podem ter certeza de que vamos fazer o que for preciso pelo povo de Apodi." - explicou o presidente da casa João Evangelista.
O blog insistiu em saber se algo já está sendo feito, haja visto a prefeitura está passando por uma forte crise junto à população que cobra da nova administração as mudanças que a cidade tanto precisa, e que foi palco durante a campanha.
"Garantimos a todos que estamos acompanhando os atos da prefeita municipal e já observamos fatos que com certeza irão nos levar a exercer na primeira sessão da câmara o pleno direito do esclarecimento de ações como: dispensa de licitação para compra de combustíveis e seus derivados, pois é passível de contestação, bem como, os valores e critérios de escolha dos fornecedores." - foi o que nos disse o vereador Chico de Marinete.
Como o vereador tocou no assunto dos combustíveis, perguntamos se eles tinham algum conhecimento sobre esse assunto e percebemos que todos os vereadores presentes se sentiam incomodados com o valor do contrato e principalmente com a dispensa de licitação, deixando claro que o setor jurídico da casa já está na busca de informações para saber da legalidade do ato.
"A nossa função como vereador é fiscalizar. Queremos saber onde o dinheiro público está sendo empregado, e assim que se iniciarem os trabalhos iremos enviar ofício a prefeitura solicitando um detalhamento dos carros abastecidos, para que eles foram usados, se realmente foram usados. Vamos fazer o nosso papel e tenho certeza que a prefeita não vai se negar a prestar essas informações." - disse o presidente Evangelista.
"Vocês estão vendo que a prefeita está alegando falta de recursos para transporte escolar, por exemplo, mas está contratando três empresas para fornecer combustíveis que juntas somam R$ 225.185,40 para serem consumidos em menos de 60 dias, só para termos uma idéia isto corresponde a quase 81.600 litros de gasolina, e tomando por base um veículo com consumo médio de 10 Km/litro vai dar para rodar cerca de 816.000 Km, que divididos por 55 dias, prazo em que vigorará o contrato, daria para rodar quase 15.000 km por dia, o equivalente a 193 viagens até Mossoró, todos os dias. E os nossos estudantes só precisam de duas viagens diárias." - ressaltou o vereador Júnior Carlos.
"Mas não estamos aqui para fazer uma oposição irresponsável, estamos apenas esperando recomeçar os nossos trabalhos para exigir da prefeita uma lista completa com a frota de carros da prefeitura, o que cada carro faz, a quem os carros estão à disposição e a finalidade de cada um deles. Em seguida procuraremos saber quanto cada carro gasta por dia e um detalhamento do uso desse combustível. Depois vamos procurar a empresa que prestou o serviço, solicitando a apresentação da planilha diária do fornecimento da mercadoria. Faremos uma comparação dos dados fornecidos pela prefeitura com os oferecidos pelo posto de gasolina, e só. É só isso que o povo precisa saber para ter certeza de que os recursos públicos estão sendo bem empregados." - esclareu o vereador Genivan Varela.
"O povo de Apodi pode ter certeza de que não estamos aqui para brincadeira, e temos certeza de que a prefeita também não. Juntos faremos tudo aquilo a que fomos confiados. Mas para isso é preciso que a população entenda de que nesse momento estamos juridicamente impossibilitados de fazer qualquer coisa, visto que ainda estamos em recesso." - completou o presidente da casa João Evangelista.
evangelista e grupo,voces tem um futuro brilhante e historico na cidade de apodi para construirem,um legislativo imdependente,fiscalizador,transparente e democratico,isso não é ser oposicionista ,é apenas um legislativo da causa popular,em detrimento a um grupo politico que teima em não ser o mesmo de palavras em palanques.sigam unidos e nada os vencera,pois terão todo o respaldo popular.
ResponderExcluirQuer sasber,
ResponderExcluirEsses vereadores são uma farsa. Os da NOVA GERAÇÃO, os sem ser da nova geração. Só é o grupo de Gorete colocar aqueles punhados de dinheiro na mão deles que eles se mi... todinho, vão rezar, como sempre e direitinho, na cartilha do execultivo.
nem tudo homem é obrigado a pensar igual,nem tão pouco ser mercadoria,portanto aguardem que todo o povo de apodi vai aprender que nem tudo é igual.acredito nos novos veriadores e ainda votarei neles.
ResponderExcluirBem... analisando tudo, sei que os planos dos vereadores são muito bons, e sei,... sei não, tenho certeza que se eles continuares assim, eu assim como muitos apodienses não deixaram de votar neles.
ResponderExcluirE desse jeito eles podem ter certeza que eles vão durar por muito e muito tempo na câmara.
Evangelista vc tem futuro continue assim firme e forte com o seu povo,não decepcione seus eleitores pois nossos veriadores da nova geração tem futuro sim!!!!não va na onda do dinheiro faça o trabalho digno,que sempre votaremos nesse quinteto de veriadores.FORTE E SEMPRE ACREDITANDO EM VCS E NA MUDANÇA DAQUI A 4 ANOS.EU AINDA ACREDITO!!!!!
ResponderExcluirOS DERROTADOS FORAM OS QUE VOTARAM NA FORÇA DA MULHER!!!!!EU ACREDITO!!!!
ResponderExcluir