
O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, de Mossoró (RN), apresenta nesta terça-feira (21) em Caicó, um espetáculo de rua que trata de lendas e mitos de cinco cidades do Estado: Portalegre, Caicó, Santo Antônio do Salto da Onça, Mossoró e Nova Cruz. Na quarta-feira (22), também em Caicó, o grupo apresentará o mesmo espetáculo. De Caicó o grupo seguirá para Garanhuns, em Pernambuco, onde apresentará ‘A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró’, na sexta-feira, dentro do Festival de Inverno de Garanhuns.
“São muitas viagens que iremos fazer a partir de agora. Até o final do ano não temos mais espaço livre na agenda. Nos preparamos para isso, e queremos aproveitar ao máximo esta oportunidade”, declara o ator Madson Ney.
FESTA DE SANT’ANA – O Pessoal do Tarará fará parte da programação da festa da padroeira da cidade de Caicó, com um espetáculo de rua que fala sobre mitos e lendas de cinco cidades do Estado (Caicó, Mossoró, Nova Cruz, Santo Antônio do Salto da Onça e Portalegre). O espetáculo foi montado através do SESC-RN, que é quem leva O Pessoal do Tarará para participar da festa de Sant’ana de Caicó, nos dias 21 e 22 deste mês.
ASSOMBRAÇÕES - O espetáculo compõe o repertório do grupo. Um projeto proposto pelo SESC-RN, e abraçado pelo grupo O Pessoal do Tarará: as “Assombrações” compõem um espetáculo produzido para mostrar lendas e mitos do Rio Grande do Norte. Nele, de forma divertida, o grupo conta as lendas da “Maísa”, de Mossoró; de “Santo Antônio do Salto da Onça”; da “Anta Esfolada” de Nova Cruz; do “Poço de Santana”, de Caicó; e da “Índia Jandy”, de Portalegre.
FESTIVAL DE INVERNO – ‘A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró’ foi um dos espetáculos selecionados para o XIX Festival de Inverno de Garanhuns, considerado um dos festivais culturais mais importantes da América Latina, pela diversidade e qualidade das atrações artísticas. O festival começou no último dia 16 e prosseguirá até o próximo sábado, e O Pessoal do Tarará apresentará o seu espetáculo no próximo dia 24 (sexta-feira), no Teatro Luis Souto Dourado, em Garanhuns, em Pernambuco.
A PELEJA DO AMOR NO CORAÇÃO DE SEVERINO DE MOSSORÓ - Em cartaz desde setembro de 2006, “A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró” é uma livre adaptação de um grande clássico do teatro: Cyrano de Bergerac, do francês Edmond Rostand (1868-1918). O Pessoal do Tarará privilegiou aspectos regionais, em seu espetáculo, o que fica claro com a presença de poesias do poeta mossoroense Antônio Francisco, e das músicas do saudoso violeiro, Elizeu Ventania, também nascido no Rio Grande do Norte. No entanto, a direção trabalhou, durante o processo de montagem, o encontro do “erudito” com o “popular”, tornando a peça POPULARregional e ao mesmo tempo erudita. Isto é facilmente notado no texto, na interpretação dos atores, no cenário, nos figurinos, e até nos instrumentos musicais. A peça bebe no Romantismo, tendência que teve seu auge entre o final do século XVIII e o fim do século XIX, que deixa em evidência a emoção, o individualismo, e o sofrimento amoroso, principalmente. Por outro lado, também são fortes as referências aos antigos dramas circenses, da feira, da rua, da opereta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário