O Tour Pedagógico inicia-se pela Igreja Matriz, berço da fundação da cidade, a chegada dos colonizadores em 1680, o conflito com os índios tapuias/paiacus, a fundação da Missão São João, pelos jesuítas, além da construção da Igreja Matriz, história do Cangaço na região com a invasão do bando em 1927 sob a liderança de Massilon Leite. Constam ainda no projeto o assassinato do primeiro prefeito da cidade em 1934 e outros fatos relacionados com a história política e cultural da cidade. “É uma verdadeira aula de História, visitando inclusive os casarões antigos para dar maior objetividade ao passeio", enfatiza o professor Flaviano Monteiro.
Manoel Nogueira Ferreira pisou pela primeira vez o solo da antiga PODI, nas margens da lagoa Itaú, que significa “pedra preta”. Com o correr dos tempos, passou-se a chamar-se lagoa Apodi. A origem do nome APODI. De a-podi ou a-poti, coisa firme, altura, uma chapada, planalto.
Foto oficial da turma
Casarão de dona Nem na Rua Nossa Senhora da Conceição
Antigamente a frente da casa, era em frente a lagoa Apodi
Mais um Casarão na Rua Nossa Senhora da Conceição próximo ao BB
Primeiro registro de um quadro em Apodi, pintado pelo holandês Phelipe BOUREL
1º foto de cima. Primeiro prefeito de Apodi Francisco Pinto
Lateral do prédio que hoje é a prefeitura, antigamente era a delegacia da cidade. Observe nas janelas as grades de ferro.
Mais um Casarão na Rua João Pessoa vizinho a prefeitura. Observe a data de fundação
Rua Nonato Mota, próximo a lagoa do Apodi
Lagoa do Apodi
Veja o detalhe desta foto o tamanho da chave
Para promover o turismo rural, a intenção do Fórum das Entidades é transformar um casarão bi-centenário, no Sítio Ameno, em um Museu do Sertão Potiguar (MUSP), já com uma riquíssima presença de elementos antigos, relicários, móveis e utensílios próprios de uma época memorável e de um profundo sentimento religioso e familiar.
O Tour Pedagógico existe desde 2003 e é desenvolvido pelas Escola Estadual Maria Zenilda Gama Tôrres – EEMZGT e Colégio Nossa Senhora da Conceição – CNSC, através dos professores Flaviano Monteiro, Izauro Oliveira, Aleane Moraes, Gessione Morais, Antônio Fernandes, Genildo Carlos, entre outros, que coordenam o projeto “Resgatando o Patrimônio Histórico e Construindo a Cidadania”, visando potencializar para fins turístico a riqueza da histórica do município.
Para este empreendimento se tornar possível e interessante como um produto turístico, Flaviano Monteiro diz que serão necessárias ações dos governos públicos, bem como a presença e iniciativas do setor privado, promovendo-se oportunidades de negócio para todos e envolvendo os diversos setores socioeconômicos da região, estimulando a agricultura no Vale, a piscicultura, o turismo ecológico, serviços, esporte e lazer, gerando emprego e renda e a qualidade de vida, destaca.
Atenção! Senhores diretores, professores e alunos que se interessarem em fazer o Tour Pedagógico, é só procurar o professor Flaviano Monteiro, que o mesmo está a inteira disposição das pessoas que querem saber um pouco mais da história da nossa querida Apodi...
Clique nas imagens para ampliar
Fotos: Janio Duarte
Texto: Flaviano Monteiro e Janio Duarte
Observação: Se quiserem copiar podem ficar a vontade, mas cite a fonte, por favor!
Muito boa a iniciativa desse grupo. Adorei...Sou estudante do curso de Arquitetura e Apodiense, sempre gostei de História e ja fua aluna do Professor Flaviano. Pretendo fazer especialização em Restauração e usar meus conheimentos em favor de minha cidade, ja que a mesma anda esquecida... Em uma das fotos vê-se uma casa de 1886 c/ placa de vende-se,como?Gente isso é história,é parte de nossa história...mas pelo que vejo sera vendida,derrubada e alí erguido algo que nada tem com a nossa história... é disso que vivi nossa cidade...só lucro e dinheiro (vergonha!). Assim como tantos outros estudantes,sonho em retornar a minha terra e trabalhar por ela... mas não vejo nenhum incentivo para esse retorno...
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabenizar a iniciativa dos colegas, e fazer uma pequena observação sobre o “Tour pedagógico” mencionado no texto.
ResponderExcluirJá existia antes de 2003, eu tive o privilegio de conhecer o casarão do sitio Ameno no ano de 1999,quando estudava a oitava serie do ensino fundamental na Escola Municipal Gregório Batista de Morais situada na comunidade de Apanha-Peixe, Caraúbas.
O Tour era acompanhado pelas professoras de Historia e Geografia, Girlenice Morais e Claudione Câmara, respectivamente.
E flaviano é o padre da cidade agora?
ResponderExcluirNão. Mas é quase.
ResponderExcluirSe sua capacidade de compreensão é tão ínfima assim...
Igreja também tem história, pobre coitado.
Valeu muito por essa idéia...
ResponderExcluirTinha q ter a figura desse GRANDE Prof. Flaviano...Esse cara vai longe!!! Inteligente, dinâmico,culto, parabéns...parabéns.
ADOREI!!!!!
ResponderExcluirestou fazendo minha monografia sobre Apodi, minha amada terrinha, o tema é: APODI - UM LUGAR COM POTÊNCIAL TURISTICO: AS BELEZAS HISTÓRICAS E NATURAIS DE UMA PEQUENA CIDADE DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE. vivo arrodeada das bibliografias sobre a cidade e adoro ver algo q incentiva o turismo...
parabêns profº Flaviano Monteiro...
EU ACREDITO que Apodi pode sim ser um novo destino turistico do estado, seja qual for seu segmento...
pode ser turimo de aventura, turismo rural, turismo pedagógico,turismo cultural, ou varios outros tipos de turismo...
Caro amigo Jassuélio... que otemo que esse tipo de trabalho ja existia na nossa cidade. Mas dai, você deve concordar comigo, o quanto ele não era valorizado e incentivado ja que so veio se tornar publico com a participação de um grupo de pessoas que tem estado em ascenção nos burburinhos de nossa cidade... é isso que eu quis dizer...que as coisas de nossa cidade só são observadas se tiver, digamos, uma segunda intenção... se é que você me entende...eu por exemplo concluí em 2003 na mesma escola que vc e não tinha nem idéia que existia isso em minha cidade soube agora... é desse tipo de incentivo que a nossa cidade ta precisando... e nada melhor que um professor de historia com a competência de Flaviano pra tornar isso real...
ResponderExcluir