Os alunos do Curso de Especialização em Gestão Ambiental da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, estiveram no último sábado (18/07), no Parque do Criador em Apodi, onde se realizará o 5º Oeste Leite, para conhecer o projeto do “Biodigestor de Baixo Custo”. Este projeto está sendo realizado pelo IFRN – Campus Apodi, em parceria com a Secretaria de Agricultura do município de Apodi e voluntários.
O projeto visa difundir o uso do Biodigestor, especialmente o modelo de Baixo Custo, como meio para aproveitar os resíduos gerados pela atividade pecuária (como o esterro) na geração de BIOGÁS. O Biogás é formado, em grande parte, pelo METANO (CH4), que se forma através da decomposição da matéria orgânica. O metano também é um dos vilões do aquecimento global, que se não for conduzido corretamente chega a atmosfera e causa danos.
O Biodigestor possibilita o aproveitamento do Metano, produzindo o Biogás que tem os mesmos usos que o Gás Propano (gás de botijão). No Brasil, segundo o Censo Agropecuário de 1995/1996 do IBGE, 64% das propriedades rurais brasileiras são consideradas pequenas, com agricultura familiar e tradicional, sendo que o uso do Biodigestores, não importando o modelo, é ideal para utilizar nas propriedades rurais, reduzindo não só a contaminação ambiental, como também melhorando, os rendimentos dos proprietários rurais.
Para mais informações contatos: Paloma Macchi – Técnica do Laboratório Agrícola do IFRN – Campus Apodi (celular: 9907-8845) e-mail: paloma.macchi@cefetrn.br ou Reinaldo Chotten (voluntário) celular : 9981-5247 e-mail reichotten@hotmail.com
Apoio: Blog ApodiBaixo doPano e Casa dos Ferros que doou a lona para o Biodigestor.
porque Apodi perdeu mais uma para caraubas, agora foi a vez da agencia da caixa economica federal. cade a força politica!
ResponderExcluirValeu Janio, gostei das informações e fotografias a respeito do Biodigestort da baixo custo. Parabens!!!!!!!
ResponderExcluirEvandi